Normas gerais para inscrição dos trabalhos científicos:


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

PRAZOS

Submissão de resumos em qualquer modalidade: Até 01/07/2013
Divulgação do resultado: 08/07/2013
Divulgação do dia e horário de apresentação: 12/07/2013 - Disponível no seguinte link: Clique Aqui



   A inscrição no Congresso não garante a aceitação do trabalho. As áreas temáticas de interesse para a submissão de trabalhos são: 

1. Avaliação neuropsicológica 
2. Diagnóstico neuropsicológico 
3. Transtornos psicológicos e comportamentais 
4. Sono e cognição 
5. Medicamentos e cognição 
6. Neuropsicologia e Psiquiatria 
7. Prevenção 
8. Neuroimagem 
9. Reabilitação e Intervenções Cognitivo-Comportamentais 
10. Cuidador 
11. Considerações éticas 

As modalidades de atividades abertas para participação são: Relatos de pesquisas e Casos Clínicos. 


Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos em qualquer modalidade - Clique Aqui




Relatos de Pesquisa:

   Só serão aceitos conteúdos originais. Os trabalhos devem ser inéditos e não poderão ter sido anteriormente apresentados em outros Congressos ou publicados em alguma revista científica. Não serão aceitos comunicações que sejam produto da separação de partes de um mesmo trabalho, ou aqueles que não obedecem às normas éticas (importante a sinalização do número da aprovação por um Comitê de Ética, ou de uma carta de responsabilidade de cumprimento aos princípios éticos).

   Se o trabalho realizado obteve qualquer financiamento, é parte de um ensaio clínico ou é um estudo realizado com apoio da indústria farmacêutica, deve ser devidamente especificado. Qualquer conflito de interesses, em relação ao trabalho enviado, deve ser relatado pelos autores. O trabalho submetido com apoio da indústria farmacêutica não poderá concorrer ao prêmio do Comitê Científico. 

   Nesta modalidade haverá duas (2) formas de apresentação de trabalhos científicos: Comunicação Oral ou Pôster

1. Comunicação Oral 

   Nas sessões correspondentes, o primeiro autor do trabalho terá 10 minutos, no máximo, para expor o conteúdo do trabalho aceito. Depois haverá 5 minutos para perguntas ou discussão sobre o trabalho apresentado, que será coordenado por dois moderadores, designados pela Comissão Científica. 

2. Pôster 

   O primeiro autor do trabalho deverá explicar o conteúdo de forma resumida por 5 minutos, com 2 minutos para sua discussão. O pôster deverá ser confeccionado no formato padrão de 90cm (largura) X 120 cm (altura). Os autores deverão levar cordinha para fixação do pôster. Os pôsteres não retirados serão descartados. Cada apresentador de pôster será responsável pela montagem do pôster no lugar determinado pela Comissão Organizadora do congresso e pela respectiva remoção, ao final da sessão. 

Normas específicas para envio de resumo:

   O texto do resumo não pode ultrapassar 300 palavras e deverá estar editado com MS Word 2007 ou anteriores em letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples. O título, autores e instituições não estarão incluídos nas 300 palavras. O título do resumo deverá estar centralizado em negrito e com as letras iniciais do título em maiúscula; logo abaixo, alinhados à direita, seguirão os nomes dos autores, co-autores e filiação institucional. Para cada autor, o nome deve começar pelo sobrenome completo (apenas a primeira letra em maiúscula), seguido do nome e dos nomes intermediários (a primeira letra em maiúscula).

  Sinalizar o apresentador, nessa lista dos autores e co-autores, com sublinhado, que deverá ser o primeiro autor na ordem de apresentação. Logo abaixo, registrar o e-mail do autor/apresentador. O fluxo de texto deverá estar estruturado num parágrafo único e justificado, incluindo as seguintes sessões: Introdução e objetivo(s) (claramente explicitados); Material e métodos (descrição detalhada da metodologia utilizada); Resultados (apresentarem forma objetiva com dados quantitativos (estatísticos)e/ou qualitativos); Conclusões (concretas, derivadas dos resultados e em concordância com os objetivos iniciais); De três a cinco palavras-chave.

   O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências. Se houver a inclusão de abreviaturas, cada uma delas deverá ser definida na primeira vez que se citar. Deverá se especificar a preferência de apresentação: oral ou pôster. Entretanto, o Comitê Científico reserva-se o direito a obter informação adicional sobre o resumo submetido, bem como a conveniência de sua apresentação oral ou em formato pôster.

   Os trabalhos serão submetidos a um processo de seleção e avaliação, executado pela Comissão Científica do Congresso, que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de Relevância do tema, Originalidade, Clareza, Objetivos, Metodologia, Análise de dados, Conclusão adequada. No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será automaticamente recusado.

   Os trabalhos serão qualificados como aceito ou não aceito. A data final para o recebimento de resumos é 24/06/13. Os resultados da aprovação dos trabalhos enviados e sua forma de apresentação serão divulgados no dia 08/07/2013. Entretanto, o dia e horário de apresentação serão comunicados no dia 12/07/2013. Essa confirmação será enviada para o e-mail do autor/apresentador. A decisão do Comitê avaliador é “final e não poderá ser revocada”.

   Os trabalhos aceitos serão identificados por área e ordem de inscrição. A relação de trabalhos, locais e horário de apresentação serão publicadas na programação científica do evento. O melhor trabalho apresentado oral o em formato pôster será premiado com certificado.

   O nº de autor\co-autores por trabalho é limitado a 7 (sete). Cada autor poderá apresentar até 02 (dois) trabalhos como primeiro autor. Não há limites de trabalhos como co-autor. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo autor/apresentador (sinalizado em sublinhado) obrigatoriamente inscrito no evento. Caso este autor (primeiro na ordem de apresentação dos autores) não tenha feito à inscrição no Congresso, a apresentação será cancelada.

 Será conferido um certificado para cada trabalho apresentado no Congresso, constando o título do mesmo e o nome dos autores, de acordo com a ordem dos autores na inscrição. Este certificado será entregue depois da apresentação. Caso primeiro autor do resumo (e apresentador) não compareça ao Congresso, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado. O melhor trabalho será premiado com certificado e todos os trabalhos serão publicados nos Anais do evento e estarão disponíveis em formato de mídia digital.

Casos Clínicos 

    Os casos clínicos só poderão ser apresentados em formato de comunicação oral. Deverão cumprir as seguintes normas para serem admitidos:

1. Abordar fundamentalmente aspectos específicos, experiências ou intervenções que sejam de grande interesse para a temática do Congresso, derivados da experiência profissional; 
2.   Os trabalhos deverão ser, fundamentalmente, descritivos de um caso ou série de casos, de excepcional interesse, seja por sua parca frequência, seja por sua evolução não habitual ou por sua contribuição ao conhecimento nesta área da neuropsicologia. 

Instruções específicas para envio de resumo

   O texto do resumo não pode ultrapassar 400 palavras e deverá estar editado com MS Word 2007 ou anteriores em letra Times New Roman tamanho 12 e espaçamento simples. O título, autores e instituições não estarão incluídos nas 400 palavras. O título do resumo deverá estar centralizado em negrito e as iniciais em maiúscula, seguido do nome do autor, co-autores e filiação institucional, alinhados à direita. Para cada autor, deve começar pelo sobrenome completo (apenas a primeira letra em maiúscula), seguido do nome e dos nomes intermediários (a primeira letra em maiúscula).

   Selecionar o apresentador, que deverá ser identificado como primeiro autor e sublinhado seu nome. O fluxo de texto deverá estar estruturado num parágrafo único e justificado incluindo as seguintes sessões claramente determinada: Introdução, Descrição, Discussão, Conclusões.


   O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações ou referências. Se na redação, houver inclusão de abreviaturas, cada uma de elas deverá ser definida na primeira vez que se registrar. No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será automaticamente recusado. Também, os resumos referidos a casos clínicos que, de acordo com o julgamento pela Comissão Científica, não contenham suficientes dados e conclusões relevantes serão rejeitados.

Na apresentação oral dos casos clínicos aprovados deverão estar presentes as seguintes informações:

1. Dados de identificação: (iniciais do nome, sexo, idade, escolaridade e profissão);
2. História clínica pregressa: (antecedentes neurológicos, psiquiátricos e psicológicos, informações acadêmicas, exames complementares, histórico familiar etc.);
3.  História atual (queixa neuropsicológica); 
4. Metodologia empregada na avaliação na avaliação neuropsicológica (testes, tarefas, escalas, etc.);
5. Resultado da avaliação neuropsicológica; 
6. Perfil neuropsicológico (funções cognitivas comprometidas e preservadas); 
7. Hipótese etiológica e orientação para tratamento;
8. Dificuldades durante a avaliação neuropsicológica; 
9. Nos casos clínicos de reabilitação neuropsicológica, incluir objetivo do tratamento e estratégias terapêuticas utilizadas. 

   O nº de autor\co-autores por trabalho de caso clínico é limitado a três (3). Cada autor poderá apresentar até 02 (dois) casos clínicos como primeiro autor. Não há limites de trabalhos como co-autor. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo primeiro autor, obrigatoriamente inscrito no evento e sendo o apresentador. Caso o primeiro autor não tenha feito à inscrição no Congresso, a apresentação será cancelada.

  Será conferido um certificado para cada caso clinico apresentado no Congresso, constando o título do mesmo e o nome dos autores de acordo a ordem dos autores na inscrição. Este certificado será entregue depois da apresentação. Caso o primeiro autor do resumo não compareça ao congresso, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado. O melhor trabalho de caso clinico será premiado com certificado e todos os trabalhos serão publicados nos Anais do evento e estarão disponíveis em formato de mídia digital.

 Em caso de dúvidas favor entrar em contato: submissao.envelhecimento@gmail.com